Elder Tale
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Mensagem por Game Master Qua Jul 13, 2016 12:55 pm

Abaixo segue alguns termos usados dentro do jogo para facilitar a comunicação entre os jogadores.

A
AoE – ‘area of effect’ – Magia de dano em área
Aggro – quando alguem no grupo dá muito dano ou usa habilidade de taunt, o que faz com que chame a atenção do monstro
Agi – Agilidade
ALL IN – Quando um jogador reúne tudo o que tem e vai para cima do inimigo, num ataque massivo.
Alma - Itens épicos obtidos somente em Raids, através dos mini-boss.
AP – attack power – poder de ataque
ATK – attack!
Alc/Alch – Alchemist – Alquimista

B
B ou BI – Usado para se referir a bilhões.
BOP – Literalmente “bind on pickup”. Refere-se a equipamentos que ficam vinculados ao seu personagem quando você os pega.
Boss – Um monstro elite que é dificil de matar e normalmente dropa itens de boa qualidade para seu nível.
Buff – um feitiço benéfico que dá algum bônus para os jogadores
Bug – um erro no jogo
BS – Blacksmith – Ferreiro/aquele que faz roupas de placas/malha (plate/mail) e armas

C
Camping/Camperar – esperar que um jogador ou monstro ressuscite, para matá-lo
Caster – um player ou NPC que ataca com feitiços
CC – acrônimo para crowd control, o ato de incapacitar um monstro ou jogador.
CD – cooldown (tempo de recarga) de uma habilidade, feitiço ou item
Creep – mob (ver mob)
Critters – um NPC que não é hostil e tem nível bem baixo. Coelhinhos e esquilos por exemplo.
Char/Character – Personagem

D
DD – direct damage or damage dealer – Dano direto
DE – disenchant/-er. é a habilidade usada pelos Encantadores (profissão) para destruir um item e pegar material deles para fazer novos encantamentos.
Debuff – um feitiço que reduz as stats/movimentação de um monstro ou jogador.
Defense / DEF – um status que controla a redução de dano e a chance de bloquear um ataque.
DKP – Sistema mais conhecido de distribuição do saque, os itens obtidos dos chefes. Baseia-se em presença na raide e em bosses derrotados
DMG – damage – dano
DOT – damage over time – feitiços que dão dano ao longo do tempo, periódico.
DPS – damage per second – dano por segundo
Drop – itens ou dinheiro que pode ser obtido de um monstro ou chefe morto. Saque.
DW – Dual Wield, poder atacar com as 2 armas
DX/ Dex - Destreza

E
Elite – Um monstro com status e armadura maior que o normal para seu nível.
Espectro - Itens raros obtidos somente em dungeons
Exploit – Abusar de uma falha do jogo para obter algum tipo de benefício
EXP - Experiência

F
Farming / Farmar – Matar criaturas ou procurar por alguns itens específicos em uma determinada área por um certo tempo a fim de obter lucro ou algo do tipo
Fantasma - Itens lendários obtidos somente em Raids, através dos boss.
FAQ – frequently asked questions – Perguntas frequentes
FFA – free for all – Uma das formas de saque que o jogo oferece. No FFA, qualquer jogador pode pegar os itens dos corpos
Filler –Habilidade que você pode ficar usando sempre que não tiver mais nada pra fazer. Normalmente é a que tem a menor prioridade na rotação, mas não tem tempo de recarga.
FPS – frames por segundo, ou a velocidade com que seu jogo é atualizado durante a sessão de jogo.

G
Gank/gankear – matar outro jogador (geralmente nível baixo) da outra facção repetidas vezes
Group – grupo. Geralmente de jogadores em prol de um objetivo comum
GM – game master
Guild – Mesmo conceito de clã; Grupo de pessoas que fazem parte da mesma comunidade no jogo.
Gear – Os itens que seu personagem usa. Sua roupa/armadura/arma.
Global cooldown – pequeno tempo de espera entre um feitiço/ataque e outro

H
Healer – Curador
HOT – healing over time – tipo de cura periódica
HP - Literalmente, “health point”, ou seja, pontos de saúde, ou melhor, de vida de um personagem.

I
I5SR – Inside 5 Second Rule – relativo à regeneração de mana para os curadores
IC – instant cast – habilidades de uso instantâneo
Ilvl – Item Level – Nível de item. Número que mede a força/qualidade do equipamento que seu personagem está usando no momento. Pode ser verificado na aba “Personagem” dentro do jogo.
Instance/Instância – uma área separada, cheia de monstros elites e alguns não elite. Existem chefes (bosses) nas instâncias. Geralmente, o saque conseguido nelas é de nível melhor que no “mundo aberto”.
Int – intellect – inteligência
IRL – in real life – na vida real
Imba – imbalanced – não-balanceado, algo que está desregulado, na maioria das vezes está muito forte

J
JC – Jewelcrafter – profissão de joalheiro

K
K – Termo que tem sido amplamente usado para substituir três zeros. Ou seja, 2K = 2.000, 5KK = 5.000.000, e assim por diante.
Kite – ficar atraindo o monstro e fugindo, de forma a que ele fique entretido dando ataques a longa distância e tenha a atenção desviada do resto da raid/grupo. Daí deriva o “kittar”.
KS – Literalmente “kill stealer”, ou seja, “ladrão de mortes”. É quando alguém se aproveita das mortes que outro jogador está conseguindo, roubando a experiência. Por exemplo, em alguns jogos, ganha a experiência o jogador que der o ultimo ataque. Neste caso, se alguém espera que o monstro tome bastante dano de outra pessoa para depois atacar (ganhando a experiencia), este é considerado um KS.

L
Lag – é quando o jogo começa a travar, seja por baixo FPS ou por problemas de conexão
Leveling – ganhar níveis
Level – nível
LFG – looking for group – Procurando grupo
LFM – looking for more – procurando por mais pessoas
LFR – Looking for Raid – Localizador de Raides
LF1M – Looking For One More – procurando mais 1 pro grupo (pode ser mais 2, 3, etc.)
LOM – low on mana – com pouca mana
Loot/Lootear – pegar o saque/drop (ver drop) de um monstro.
LOS – line of sight – Linha de visão.
Lowbie – um personagem de nivel baixo
LUK / LK - Sorte (atributo)
LvL – level – nível

M
Main – o personagem principal, o que detem a maior atenção de um jogador
Mana /MP - Literalmente “mana points” ou “magic points”. Sã os pontos de magia de seu personagem.
Master Looter – sistema de saque onde um jogador é escolhido para pegar os itens que caem dos chefes. Ele tem o poder de dar o item para quem quiser ou ficar para ele.
Mats – Materials – materiais necessários para fazer um item
Melee – atacar usando habilidades corpo a corpo
MMO – massively multiplayer online
Mob – Criatura (não player) que é atacável ou hostil
MMORPG – massively multiplayer online role-playing game – RPG Massivo Online Multijogador
Mp5 – mana per 5; regeneração de mana a cada 5 segundos, castando ou não.
Mortal -  Itens comuns obtidos de qualquer monstro.

N
Nerf – termo usado quando você acha que certo aspecto do jogo deve ser enfraquecido. Ex.: Nerfem paladinos = tornem paladinos menos poderosos.
Need – Necessidade – opção que aparece quando dropa algum item de boa qualidade. A opção Need tem prioridade sobre o Greed – Ganância. Teoricamente, só deve ser escolhido por quem realmente precisa do item
Noob – [1] Pessoa nova no jogo (newbie); [2] forma de insultar alguém com comportamento inapropriado Ex. Por que não saiu da nuvem de veneno, noob?
NPC – Non-Player Character – PNJ – Criatura que não está sendo operada por um jogador; Personagem não-jogável
Nuke/Nukar – dar a maior quantidade de dano no menor tempo possível

O
OOM – out of mana – sem mana

P
Party – o mesmo que Grupo
Pat/Patrol – Patrulha de Monstros
PK - Player Kill - Jogador que caça outros jogadores.
PL / Powerlevel/-ing/-er – maneira de encarar o jogo, focando em subir rapidamente de level
Pot – Poção
Proc – A chance de algum encantamento vai ocorrer/aumentar seu poder.
Pug – Pick Up Group, grupo de desconhecidos montado na hora, geralmente com jogadores aleatórios.
Pull – termo usado quando alguém chama atenção de um ou mais mobs, puxando seu aggro. Geralmente feito por um tank.
PvE – Player vs. Environment – jogador contra o ambiente – JxA
PvP – Player vs. Player – jogador contra jogador – JxJ

R
Raid – O conceito de raid segue os mesmos princípios de um grupo, mas uma raid é composta de vários grupos.
Ress/Rezz/Resurrection – Ressuscitar
Re-spawn – quando um mob reaparece, ressuscita, de novo.
RP – role-play – Interpretar um personagem
RPPVP – servidores RP e PVP

S
Sombra -  Itens incomuns obtidos de monstros comum, porém com uma baixa porcentagem.
Spawn – termo usado para o fato de um monstro reaparecer ou ressuscitar
Spec – refere-se à àrvore de talento que o jogador ativa no momento
Stam – stamina
Str – strength – força

T
Tap – a primeira pessoa que ataca um monstro/mob, deixa ele “tapped”. Somente ela pega saque e experiência desse monstro.
Tank – Tanque. Termo usado para definir o personagem que sempre segura o aggro.
Taunt – habilidade de pegar aggro instantâneo de um monstro
Threat – Ameaça; espécie de função usada pelos monstros que determina quem eles vão atacar. Talentos e habilidades podem aumentar ou diminuir o montante de threat gerado.
Trash – Mobs que são geralmente fáceis de matar

U
UI – User Interface – interface do usuário (do jogo)

V
Vit - Vitalidade

W
Wipe – Quando todos do seu grupo/raid morrem
WTB – want to buy – Quero comprar
WTS – want to sell – Quero vender
WTT – want to trade – Quero trocar

X
XP – Experience – experiência.; montante ganho ao completar uma missão ou matar um monstro
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